16 jan 10: A história de um jornal Avante

Vídeo produzido pelo grupo Contrafilé e Valneide Souza, integrante do Avante Lençóis - movimento popular pela moralização do poder público municipal - criado em 1995 em Lençóis, Chapada Diamantina/BA. Neste vídeo, Valneide conta a história do jornal O Avante, que nasceu como um informativo para conscientizar a população local sobre a CPI instaurada pelo movimento contra o prefeito vigente em 1995.



Publicado durante quase dez anos, o Avante é o melhor registro da história recente de Lençóis. Em suas 51 edições, reportou o fim do garimpo nessa cidade fundada pelos garimpeiros de diamantes, a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a primeira Conferência Municipal de Saúde da cidade, a ascenção e queda do violento agente de polícia Luiz Calazans, o crescimento do turismo e pelo menos duas grandes trombas d’água que despencaram na cidade. Na coluna Nossa Gente, registrou narrativas de vida de dezenas de pessoas que carregam a memória de Lençóis. (http://www.arede.inf.br/inclusao/e-nois/2354-e-nois)



O jornal hoje não está mais sendo impresso, mas o Avante Lençóis segue atuando na comunidade, socializando a educação e o conhecimento, educando para cidadania crianças e adolescentes, formando jovens lideranças e mobilizando a comunidade para participar nas decisões e formulações de políticas publicas, de forma a contribuir para diminuição das desigualdades sociais.

4 comentários:

  1. ta bonito galera! Tamo aqui no Rio tb na investigacao-acao. Vamos fazer uma ponte entre os dois mundos...
    dcfl

    ResponderExcluir
  2. Olá todos Contra-filetssss

    Puxa perdi a mostra audio....de video né? oops de audio video visual né, em lençóis!!!Ouvi numa certa rádio!! Tb não cheguei a tempo para o vale do capão num retiro criativo. E não pulei fogueira, tava muito quente.....Mas tô chegando. Puxa! Eu escrevo partindo dessas imagens porque me tocaram profundamente e para dizer o qto admiro a coragem e a coerência do que vcs realizam. Frente, PI, contra-filet, e tantos outros.

    Acabo de voltar de um "levante" que foi feito hj em frente a prefeitura de são paulo por vários artistas de teatro, o prefeito kassab inventou mais um problemão para a Lei de fomento ao teatro [ a priore uma Lei, mas só fica na teoria, e vem serra, vem kassab, eles querem mexer, e nunca em benefício aos artistas] , dentro do que ele persiste, a lei se desfaz, e muitos profissionais se vão pelo ralo social, político e artístico.Muitas ações, muitos espetáculos, grupos de mais de 40 anos de história nesta cidade!!! E uma lei que foi gerada por artistas!

    Voltei preocupada, desanimada,....e de repente chego em casa e vejo o email da cibele.

    Abri o blog, no início não entendia muito ...as razões...os sentidos....comecei a fuçar, a garimpar mesmo. DE REPENTE.....fui acompanhando o diário de vcs, dia a dia. E agora confesso que estou impregnada, feliz e instigada. Existe a LUZ!!!!

    Obrigada pela inspiração. Sou do tipo de Palhaço que não ri a toa, e tb chora. Ver o Haiti sem poder estar ali, pois do jeito que estão, os palhaços ainda não podem chegar, ver o que vi hj na prefeitura, ver tanta coisa errada e sentir-me impotente com minha graça e poesia, não é o que desejo, mas é real, a gente não é super herói. Por isso, que ao vê-los neste lugar incrível, mágico de brasileiros incansavelmente guerreiros, fico grata por não me ver sozinha e por sempre compartilharem o que vcs sabe e fazem tão bem.

    Tô junto sim ai nesses encontros por me sentir representada e inspirada. Grata é a palavra.

    Parabéns a todos ai!! E muita merda!!! mantendo a tradição de quem no palco nasceu e foi pra rua um dia... hehe. Podem falar que são contra filet, mas pra mim uma ação desta destreza e natureza vcs são filet mignon!!! O fino da bossa!

    beijo

    dani biu
    um riso em movimento

    ResponderExcluir
  3. ontem dei uma olhada em todo blog
    muito legal ver vcs por lá...
    com nelma e os outros,
    adorei ver o blog, parabéns pelo trabalho,
    até espalhei por ahi...
    muitos beijos e sorte!!
    fabiborges

    ResponderExcluir